Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Iluminação
VOLTAR

Luminotécnica: Introdução

O que é Luminotécnica? É uma arte que concilia conhecimento técnico, gosto pessoal e aspectos emocionais.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       16 de Julho de 2012 - ATUALIZADO EM: 23 de Novembro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 177.511

Primeiros passos para um bom projeto luminotécnico

Criar um bom projeto luminotécnico é um desafio: ele precisa agradar ao espírito e surpreender, ser eficiente e especialmente funcional.

O primeiro passo para quem quer projetar a luz é conhecer os conceitos básicos de luminotécnica, para então aprender sobre lâmpadas e luminárias. Num próximo momento deverá aprender sobre cálculo luminotécnico e então estudar alguns detalhes que são muito importantes.

Como este é um vasto assunto e descrevê-lo na íntegra resultaria em um curso (o que de fato já se concretizou: Curso de Iluminação de Interiores), neste artigo irei abordar alguns conceitos básicos e apresentar a "luminotécnica":

 

O que é Luminotécnica

Luminotécnica é o estudo da aplicação da iluminação artificial em ambientes internos e externos. 

O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!


Iluminação de destaque e indireta. Observação: note que uma luz, sobre quem senta, como mostrado, não é o ideal. Fonte: Portal Clique Arquitetura.


Um bom resultado depende de vários fatores: tipo do ambiente, tempo de permanência naquele espaço, linguagem arquitetônica, composição de luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final.

A luz em si é invisível, o que vemos é o objeto iluminado e é exatamente por isso que a luz está diretamente relacionada à cor e à textura que este objeto possui. Como cada pessoa tem uma sensibilidade diferente da outra (para cores e quantidade de luz), a sensação psicológica transmitida será diferente para cada indivíduo. (Saiba: Como trazer conforto através da iluminação)


* Veja fotos de ambientes iluminados: Iluminação

 

O que é "Luz"

A luz é uma onda eletromagnética, que além dos efeitos visuais (produção de claridade e cores),  emite radiações ultravioleta (UV). Tais radiações são responsáveis pelo desbotamento de tecidos (cortinas, roupas, sofás), de madeiras (móveis, pisos) e de outros objetos expostos à luz. Outra radiação emitida é a infravermelha (IV ou IR), que é responsável pela produção de calor. Assim como a luz solar emite tais radiações, as lâmpadas (em menor ou maior grau, conforme o modelo) emitem radiações UV e IV.

Veja abaixo um gráfico que mostra como percebemos a radiação solar que chega à Terra:

Gráfico -  Fonte: Vitrium Vidros

 

A importância do uso eficiente da Luz em Áreas Externas

Você sabe o que é poluição luminosa? O uso irracional dos sistemas de iluminação pode causar impactos indesejáveis no meio ambiente (em especial em áreas externas). Exemplos:

 

Como podemos ver, é fundamental saber planejar e utilizar lâmpadas, luminárias e acessórios adequadamente para obter o melhor resultado. A imagem abaixo mostra 4 exemplos de iluminação para ambientes externos:

Ilustração do uso correto da iluminação para áreas externas - Fonte: Labjor

 

A importância do uso eficiente da Luz em Áreas Internas

 

Este mesmo esquema apresentado  pode ser pensado para áreas internas. Há modelos de lâmpadas e luminárias que produzem estes mesmos efeitos no ambiente, porém com outras finalidades. Considerando a imagem acima:

 

Resumindo, é de suma importância conhecer os modelos de lâmpadas, luminárias e acessórios para criar uma iluminação confortável e sustentável, atingindo os objetivos almejados sem desperdício de energia.


Luz indireta é utilizada no quarto e no banheiro. Veja mais fotos: Iluminação | Basques

 

Temperatura da Cor

Toda lâmpada possui uma determinada temperatura de cor, ou seja, cada modelo de lâmpada emite uma luz com determinada cor. A classsificação destas cores se baseia nas cores emitidas pelo sol (luz natural): a luz de tonalidade branca é vista ao meio-dia, enquanto que as luzes de tonalidade amarelada e alaranjada são vistas ao entardecer.

A temperatura de cor é medida através da unidade Kelvin, que pode variar de 2.000 a 6.100 Kelvin. Sendo:

 

Temperatura de cor - Lâmpadas

O gráfico a seguir ilustra muito bem as diferentes temperaturas de cor e mostra os modelos de lâmpadas correspondentes (neste mesmo gráfico é apresentado o Índice de Reprodução de Cores, explicado a seguir).


    

Exemplo de sala com iluminação amarelada: conforto e aconchego para os moradores. Veja outros ambientes: Salas de TV Santos&Santos | Iluminação branca de loja de departamento (estimula a circulação). Fonte: Blog Conversa de Pub

 

Gráfico Ilustrativo sobre Temperatura de Cor e IRC - Fonte: Engº Fernando Correa - UFPR

 

 

Índice de Reprodução de Cores (IRC)

É a capacidade que a fonte luminosa apresenta de reproduzir com fidelidade as cores dos objetos iluminados por ela. O índice varia de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que quanto menor o valor, pior será a reprodução das cores; e quanto maior o valor, mais a cor se aproxima do real, isto é, da cor quando vista à luz do Sol. Veja uma análise completa neste artigo: O que é Índice de Reprodução de Cores (IRC)?

 

Modelos de Lâmpadas e seus IRC

* Dica: sempre que for necessário enxergar muito bem a tarefa que está sendo realizada (como maquiagem, escolha de roupas, desenhos à mão), opte por lâmpadas com boa reprodução de cores.

 

Lâmpadas incandescentes, apesar de quentes, são muito utilizadas em camarins para que a maquiagem ganhe as cores que realmente foram imaginadas. Fonte das imagens: GE Lighting | Delas Ig

 

Fluxo Luminoso: Quantidade de Energia

Segundo a Wikipédia o Fluxo Luminoso é " a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa ou fonte de luz que pode produzir estímulo visual". O fluxo é medido em Lúmens, que define a quantidade de energia radiante produzida e emitida por uma fonte luminosa.

Como sabemos, há no mercado diversos tipos de lâmpadas, e cada modelo emite uma determinada quantidade de energia. Por isso que cada modelo de lâmpada ilumina o ambiente de uma forma. A eficiência das lâmpadas é obtida pela relação entre a quantidade de Lúmens irradiados e a energia consumida. Logo, quanto mais Lúmens por watt, maior será a eficiência da lâmpada.

* Saiba mais: Tipos de Lâmpadas

 

Iluminância e Luminância

A iluminância indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que incide sobre uma superfície, e a luminância indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que é refletida por uma superfície. A quantidade de iluminância tem como unidade de medida o Lux, que representa 1 (um) Lúmen por metro quadrado.


Desenhos esquemáticos explicam a diferença entre iluminância e luminânica. Fonte: IFSC

 

Todo ambiente apresenta uma determinada quantidade de Iluminância, conforme as atividades desenvolvidas no local. Logo, o projeto luminotécnico deve seguir as Normas da ABNT, que preveem a iluminância ideal para o local.

 

A Iluminância (quantidade de lux) para cada tipo de atividade

CLASSE A  -  áreas de uso contínuo e/ou execução de tarefas simples

CLASSE B  -  áreas de trabalho em geral

CLASSE C  -  áreas com tarefas visuais minuciosas

 

* Luxímetro: aparelho que mede a iluminância (em lux). Luminancímetro: mede a luminância, pois considera a área;

 

Modelo de Luxímetro Digital.

 

Após conhecer o nível de iluminância para determinada função/atividade, é possível realizar o cálculo luminotécnico para saber a quantidade de lâmpadas e luminárias necessárias para uma iluminação ideal (existem alguns cálculos que podem ser feitos e há programas de simulação que ajudam neste cálculo - como este artigo trata de uma introdução sobre o assunto, não será descrito aqui).

Lembre-se de que as características físicas do local (comprimento, largura, pé-direito e altura do plano de trabalho), cores das paredes e móveis, assim como o tipo de material utilizado, devem ser levados em conta.

 

Conheça os níveis de reflexão da luz conforme a Cor e o Material

 

Conclusão

Para realizar um bom projeto de iluminação é necessário o conhecimento de conceitos luminotécnicos, lâmpadas, luminárias e ter sensibilidade quanto aos aspectos psicológicos gerados pela luz nas pessoas.

 

O projeto luminotécnico é um trabalho específico que exige muito trabalho e detalhamento.

* Tem interesse em um curso completo sobre iluminação? Saiba mais: Curso de Iluminação de Interiores

 

Indicação

Encontre mais informações sobre o assunto:

 

      

 

 

Fontes Consultadas e Indicadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Iluminação
luminotécnicaefeitos de iluminaçãodicas de iluminaçãocurso de iluminaçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Efeitos de Iluminação
Lâmpadas Incandescentes e Halógenas
Design de iluminação natural: um ato de equilíbrio
Sistemas de controle de iluminação inteligentes colocam pessoas em primeiro lugar

24 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >