Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Cozinha Americana

Conheça as características de uma cozinha americana, suas vantagens e desvantagens, assim como dicas preciosas para planejar uma.

Por: Scheila M. Della Justina       17 de Abril de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 8.042

Tendências no planejamento de Cozinhas

Antigamente, a mesa de refeições ficava dentro da cozinha e era nela que ocorriam as reuniões de família. Com a vida agitada das grandes cidades, as pessoas passaram a cozinhar cada vez menos dentro das suas casas e a importância da cozinha como espaço social diminuiu.

No entanto, com o crescente movimento por uma alimentação mais saudável, com o aumento do custo de vida, a crescente tendência de receber as pessoas em casa e de espaços residenciais cada vez menores, a cozinha voltou a fazer parte da área social.

Nos novos empreendimentos residencias a planta que mais encontramos é a da cozinha integrada à sala, sendo esta a principal característica da cozinha americana. Em algumas plantas também encontramos esta disposição com o nome de Cozinha Gourmet.

 

O que é Cozinha Americana?

É uma cozinha integrada à sala, podendo ser separada desta por uma meia parede (parede usada como divisória, que não fecha totalmente o ambiente), por mobiliário com armários ou até mesmo por somente uma bancada/mesa para separar os 2 ambientes. Dependendo do layout, do gosto e do estilo de vida do proprietário a bancada que divide a cozinha pode possuir pia, cooktop ou ser uma bancada de refeições.

 

Abaixo alguns exemplos de residências com Cozinha Americana:

 

Modelo 1 – Cozinha separada da sala por uma meia parede (esta é utilizada como apoio para o painel da TV, voltado para sala). A bancada de refeições integra os dois ambientes. Fonte: HF Engenharia.

 

Modelo 2 – Cozinha separada da sala por um balcão com cooktop e coifa. Projeto: Arq. Marina Dubal. Foto: Henrique Queiroga.

 

Modelo 3 – Cozinha separada da sala pelo mobiliário. Fonte: Delas Arquitetura "24 cozinhas americanas para se inspirar".

 

Analisando estes três modelos, podemos ver que a disposição da cozinha americana proporciona um estilo de casa contemporânea, descolada e atual. Esta é uma tendência em todos os tipos de residências, como também em diferentes classes sociais.

Mas não podemos deixar de falar que todos os tipos de ambientes possuem pontos positivos e negativos.

 

Pontos Positivos de uma Cozinha Americana

 

Pontos Negativos de uma Cozinha Americana

 

Dicas preciosas para planejar uma Cozinha Americana

Agora, se você já adquiriu um imóvel com cozinha americana ou esta reformando para ter uma, alguns itens precisam ser observados e priorizados na hora do projeto, execução e instalação da cozinha. São eles:

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas

 

 

cozinhas integradasbancada para cozinhacozinha americanacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Como Montar uma Cozinha Provisória
Decoração Divertida - Cozinha
Como Planejar a Cozinha
Bancadas de Cozinha

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS